Performance em atletas de final de semana

Neste artigo vamos explicar para as mulheres que só praticam alguma atividade de final de semana. Como atingir benefícios de forma saudável e com performance?

Atividades de final de semana podem ser o pontapé inicial para uma jornada de alto rendimento e performance

Hoje em dia, a realidade da adesão à prática de atividade física está bem longe de ser ideal. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada duas pessoas em idade adulta no país não se dedica aos exercícios de forma suficiente, ou seja, menos de duas horas e meia de esforço moderado por semana ou 75 minutos de treino intenso. E esse índice ainda é maior entre as mulheres, já que elas correspondem a 53,3% da estatística contra 40,4% dos homens.

Por conta da atual demanda e uma rotina bastante atribulada, o final de semana é o cenário perfeito para quem não consegue programar tempo para os dias úteis, de segunda a sexta. Pensando nesse perfil, a revista médica Journal of the American Medical Association Internal Medicine divulgou resultado de um estudo sobre pessoas que só realizam atividade em um ou dois dias da semana.

A pesquisa comparou os resultados de quem treina apenas sábado e domingo com sedentários. E aqueles que possuem pouco espaço na agenda para qualquer prática esportiva ainda apresentam mais vantagens, como risco 30% menor de morrer por consequências de doenças: taxa 40% mais baixa para distúrbios cardiovasculares e chances 18% menores de morte por câncer.

É claro que colocar o corpo em movimento é sempre melhor do que deixá-lo parado. Pesquisas científicas apontam que em um único treino de corrida ou bicicleta bem feito, por exemplo, já é possível constatar benefícios à saúde, como a melhora da pressão arterial e do nível de açúcar no sangue, da qualidade do sono, do aumento da disposição, da redução do estresse e da definição do corpo. A caminhada, a corrida, mesmo sendo apenas o trote, e a bike contribuem para o aumento do gasto calórico.

Mas, é preciso ficar de olho na intensidade dos exercícios. Mesmo quem já praticou com mais regularidade no passado, deve adaptar seu ritmo aos poucos. Forçar pode resultar em lesões, traumas musculares, ósseos e articulares. A proposta é ir evoluindo de forma gradativa. O corpo costuma responder rápido aos estímulos, já a musculatura e as estruturas articulares podem levar até três meses para chegar ao ponto de dar maior sustentação e assim, reduzir o risco de lesões.

Uma dica é tentar incluir o maior número de atividades no seu dia a dia para complementar esse condicionamento do final de semana. Invista em coisas simples: aumente o tempo de passeio com o cachorro, substitua o elevador pela escada, não fique tanto tempo sentado. Até arrumar a casa colabora para manter o metabolismo acelerado e ainda aumentar o gasto de energia, potencializando os resultados da prática esportiva do final de semana.

O mais recomendado para um progresso da atividade é apostar na união de exercícios aeróbicos e de musculação para adquirir maior capacidade cardiorrespiratória e ao mesmo tempo ganhar resistência, força e fortalecimento muscular. Tudo isso é essencial para conquistar maior rendimento e uma boa performance durante a atividade física.

Para resultados mais expressivos, é fundamental ainda adicionar à rotina, uma dieta saudável e equilibrada e passar por uma avaliação médica para a aplicação de exames necessários que comprovem que a pessoa está apta para aquela atividade.

Na dúvida, vale também buscar o acompanhamento de em educador físico com o intuito de auxiliar na escolha dos exercícios, modalidade e passar as devidas instruções para a execução correta dos movimentos. Além de ajudar na performance, impedirá futuras lesões por uma postura errada.

Nemi Sabeh Jr., expert em medicina esportiva, ortopedia e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino há 10 anos. Atua no núcleo de especialidades do Hospital Sírio Libanês e da On, centro integrado de saúde, em São Paulo.

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