Dor no Calcanhar, o que pode ser?

A dor no calcanhar é bastante comum e nem é preciso pesquisar demais para compreender o motivo. O osso do calcanhar presta suporte a todo o corpo.

Isto é, ele recebe uma enorme sobrecarga. Consegue imaginar quantas vezes por dia ele corre o risco de uma lesão?

Dessa maneira, são muito os relatos sobre essas incômodas dores. Sobretudo na terceira idade ou em pessoas com sobrepeso.

Por se tratar de uma região composta por várias estruturas – como tendões e ligamentos – eles se tornam alvo fácil das dores.

Mas vamos dar mais ênfase às causas.

Causas da Dor no Calcanhar

A talalgia, como também é conhecida, pode aparecer nos pés de pessoas de qualquer idade, mesmo existindo grupos que são acometidos com maior frequência.

Os motivos que levam às dores podem ser desde os mais simples, até os mais sérios. Sua origem é multifatorial.

Como não é possível saber exatamente do que se trata é importante que a pessoa busque ajuda profissional assim que notar os primeiros sinais.

Existem casos de dores que podem durar durante toda a vida (quando não tratadas, claro). Sendo assim, fica difícil identificar com exatidão apenas em um texto.

Mas separamos para vocês as maiores causas da dor no calcanhar. Vamos conhecê-las.

Uso excessivo dos pés, como o que ocorre com atletas que praticam exercícios de impacto na região, ou profissionais que se mantém muito tempo em pé;

O tipo de pisada de cada um, ou seja, se o alinhamento não estiver neutro, é possível que a pessoa sinta algumas dores;

O uso de calçados que não oferecem o devido amortecimento ou suporte para a área;

Obesidade;

Bursite;

Esporão;

Fascite plantar;

Tendinite de Aquiles;

Traumatismo devido a impactos;

Vale lembrar que ainda existem outros fatores que podem contribuir. É o caso, por exemplo, da artrite e diabetes.

A gota também pode encorpar essa lista. E, ainda, pessoas que utilizam demasiadamente o salto costumam, em determinados momentos, sentir as dores.

Como Evitar a Dor no Calcanhar?

Se você não sofre com dor no calcanhar, saiba que as dicas também servem para você.

Técnicas e hábitos simples que podem fazer toda a diferença no dia a dia.

Procure dar preferência ao conforto. Calçados que se encaixam bem nos pés é um bom exemplo.

Existem muitos que oferecem um excelente amortecimento, sobretudo se você costuma praticar atividades físicas.

Sapatos bem fechados e tênis também costumam dar maior sustentação à região, evitando diversos males.

Quando for realizar exercícios físicos nunca subestime o aquecimento antes e depois da prática.

Nesses momentos, o auxílio de um profissional da área pode ser a melhor opção. Isso porque ele está apto a passar os exercícios ideais para as suas características físicas.

E os exercícios ainda ajudam a queimar as gordurinhas e extras e manter o físico. Atitude de extrema importância, visto que a obesidade pode culminar na dor no calcanhar.

Procure evitar ficar muitas horas em pé e, sempre que possível, dê uma boa folga para os pés.

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