Corpo e mente em benefício da saúde

Quais as vantagens da atividade física aliada à yoga? Muitas atletas estão conquistando outros ganhos, como maior concentração quando incluem a ioga na rotina de treinos.

Mais de 5 milhões de adeptos. Esse é o número de praticantes só no Brasil, segundo estimativa da União Internacional de Yoga. A modalidade, que conta com técnicas de, no mínimo 5 mil anos, está cada vez mais popular e caiu no gosto, principalmente, de atletas com foco na alta performance. Os benefícios vão além do condicionamento físico. Essa atividade tem sido bastante explorada por conectar com excelência corpo e mente, trazendo resultados realmente significativos e com bom rendimento.

O sucesso dessa filosofia milenar está na união dos seus três pilares, o físico, mental e espiritual, o que potencializa os ganhos de qualquer atividade física aplicada juntamente com a yoga. Entre as vantagens mais representativas estão o preparo psicológico, maior concentração e controle emocional, agilidade de raciocínio, resistência física e mental, autoconfiança, além das outras melhorias, como amplitude da flexibilidade e tônus muscular.

As posições atuam não só no desenvolvimento corporal, mas também auxiliam na prevenção de lesões, o que acontece de forma recorrente entre atletas de alta performance. Quando se trata de competições, as posturas ásanas e os exercícios respiratórios, conhecidos como pranayamas, intensificam a resistência. E os métodos de relaxamento também exercem um efeito calmante ajudando a nivelar a liberação de cortisol, hormônio produzido em situações de estresse, muitas vezes, experimentado durante fortes processos de competição.

Outro aspecto importante é a crença na meditação. Os atletas usam a yoga para manter mente e espírito leves e por em prática o autoconhecimento. Esse momento tirado para si é fundamental para clarear a mente, oxigenar o cérebro e praticar o mindfulness, ou seja, a atenção plena naquilo que está fazendo. A meditação também tem grande potencial para regularizar o sono e com qualidade.

De acordo com algumas pesquisas, esse aumento na procura da modalidade pelos atletas é consequência da otimização de resultados. As técnicas aplicadas complementam a preparação de corpo e mente e ainda é eficiente na regeneração muscular. A yoga tem servido de sustentação para muitas atividades, como corrida, natação, luta, mountain bike, futebol e escalada.

A atleta de tiro com arco Marina Canetta, por exemplo, adotou essa prática junto ao seu treinamento na On – centro integrado de saúde, que atende inúmeras necessidades e conta com corpo de profissionais altamente capacitados e técnicas aplicadas com o que existe de mais avançado em tecnologia e conhecimento – e desde então, viu uma mudança na qualidade e maior aproveitamento na sua performance. “Eu acredito que a yoga é uma das atividades mais completas, ainda mais para mente e corpo, e fez muita diferença para mim, já que o tiro com arco é um esporte muito mental. Adquiri mais controle em competições”, revelou.

Mas, como tudo na vida, não é recomendado o excesso de atividade. Se o propósito está em performance, o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional, que faça o planejamento da atividade física com o complemento da prática de yoga para não afetar ou sobrecarregar o rendimento do atleta.

Nemi Sabeh Jr., expert em medicina esportiva, ortopedia e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino há 10 anos. Atua no núcleo de especialidades do Hospital Sírio Libanês e da On, centro integrado de saúde, em São Paulo e em Assis

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